Para quem não sabe, smartboard e lousa digital são a mesma coisa. Foi feita uma experiência com os alunos e professores com a implementação dessa nova tecnologia em uma sala de aula.
Confira as conclusões que eles chegaram:
Confira as conclusões que eles chegaram:
- Os alunos com dificuldades comportamentais melhoraram significativamente os seus níveis de participação na aula;
- A utilização do SMART Board foi substancialmente positiva para os alunos com perturbações sensoriais e tácteis, dado que as ferramentas do quadro interactivo facilitavam imenso o seu contacto com o quadro, bem como da escrita.
- Embora os resultados não representem grandes alterações nas aquisições de competências linguísticas, verificou-se um nível significativamente mais elevado de participação dos alunos com maiores dificuldades, manifestando maior confiança nas suas tarefas.
De um modo geral, os alunos beneficiaram claramente da utilização do quadro interactivo multimédia, não só pela forma inovadora com que poderá desenvolver as tarefas, bem como pelas ferramentas utilizadas que permitem uma dinâmica antes inexistente, ou até mesmo pela participação dos alunos, manifestando a sua motivação e auto-confiança perante o grupo em que estão inseridos. Os alunos sentiam-se mais confiantes nas suas respostas, diminuindo assim, o receio de errar; promovendo a comunicação entre pares.
Alguns exemplos poderão ser mencionados de forma a melhor descrever o impacto da utilização do SMART Board em determinados alunos. Um dos alunos do grupo que apresentava uma “perturbação sensorial” resistia constantemente a escrever no quadro negro, devido à textura do giz, bem como do som que este fazia em contacto com o quadro. As ferramentas utilizadas com o SMART Board vieram facilitar imenso a integração deste aluno nas actividades realizadas. Uma outra aluna, que sofria de ansiedade à separação, resistia em ser separada do seu grupo, ou sequer ser distinguida de alguma forma. A nova tecnologia permitia a difusão de informação, o que facilitava a sua contribuição para o grupo.
A professora não pôde deixar de fazer referência à “magia” a que todos os alunos se referiam. De facto, o aspecto mais positivo da utilização do SMART Board prendia-se com a diminuição da ansiedade de errar, o que contribuía para um aumento da participação dos alunos nas actividades. Ao participarem mais nas actividades, os alunos poderiam sem qualquer dúvida adquirir mais competências.
Algumas dificuldades sentidas:
- A professora teve algumas dificuldades em ajustar a altura do quadro interactivo sozinha. Os alunos com necessidades educativas especiais apresentam estaturas bastante variadas, e a professora verificou que seria útil um mecanismo que subisse e descesse a altura do quadro, indo ao encontro das necessidades dos diversos alunos;
- Devido ao facto de ter no seu grupo alunos com dificuldades na motricidade fina, a professora constatou que estes alunos esborratavam as palavras que escreviam. Esta situação teria um efeito negativo ao imprimir os trabalhos destes alunos. Alguns alunos apresentavam uma caligrafia com um tamanho extremamente pequeno, e também na impressão se verificavam apenas alguns borrões;
- Por outro lado, também era frequente a falta de pressão suficiente no quadro interactivo, resultava na falta de letras no monitor do computador e na impressão. A professora chegou à conclusão que teria de rever os trabalhos dos alunos com necessidades educativas especiais, para melhorar a impressão.
Contudo, apesar destas dificuldades técnicas, a professora concluiu que estas foram significativamente ultrapassadas pelas vantagens apresentadas pelo Smart Board, nomeadamente pela melhoria do ambiente de aprendizagem, e do comportamento manifestado pelos alunos. Considerou também que a ferramenta é fácil de utilizar, é entusiasticamente recebida pelos alunos e recomenda-a para a inclusão escolar dos alunos com necessidades educativas especiais.
A docente de ensino especial constatou que a maior vantagem era a promoção da atenção e motivação que ocorria quando os alunos tinham a oportunidade de trabalhar com o Smart Board. Ao longo do trabalho com o quadro interactivo não se constatou qualquer diminuição de entusiasmo da parte dos alunos, e estes mantiveram o mesmo interesse em resolver as tarefas propostas. O facto da comunicação interpessoal ter melhorado ao longo da experiência, contribuía para o aumento da motivação e persistência em utilizar o Smart Board, o que consistia os dois factores chave para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
A utilização das cores e o facto de podermos manipular a espessura do traço resultava significativamente para a aprendizagem multisensorial. Alguns alunos do grupo experimental manifestavam algumas dificuldades na memória a curto prazo. A criação de códigos com cores para os fonemas e palavras, resultou significativamente para estes alunos.
Durante o período experimental com o Smart Board, verificaram-se grandes vantagens na disciplina de Matemática, nomeadamente na Geometria e Medição. A utilização de cores vivas e a facilidade em verificar as medidas ajudou os alunos a manter a sua atenção e reduzir os níveis de ansiedade em assimilar os conceitos.
A professora verificou que ao imprimir as figuras geométricas ou exemplos que se encontravam no quadro interactivo, contribuía para que os alunos resolvessem os exercícios da forma correcta. De facto, é bastante comum os alunos transcreverem exercícios do quadro com alguns erros. Tal equívoco reflectir-se-á nas respostas às tarefas, bem como na assimilação dos conteúdos. Ao imprimir os exercícios, os níveis de ansiedade reduziam significativamente, os erros ocorriam menos frequentemente e a tarefa era resolvida até ao fim, mais facilmente. Os alunos com problemas na sua motricidade fina despendiam demasiado tempo a desenhar as figuras geométricas e diagramas, cujo resultado seria a não realização do exercício. Com o Smart Board, esta transcrição era exacta e os alunos poderiam empregar o seu tempo na concentração para encontrar respostas aos problemas apresentados em aula. Ao reduzir a ansiedade, os alunos tinham oportunidade para se evidenciar perante o grupo, contribuindo para o aumento da auto-confiança na performance e desenvolvimento de uma atitude mais positiva face às aprendizagens.
Após a conclusão desta experiência, a professora concluiu que a utilização do Smart Board traz grandes vantagens para o trabalho com os alunos com necessidades educativas especiais, nomeadamente no que diz respeito à redução de ansiedade e aumento dos níveis de concentração, bem como flexibilidade e facilidade de utilização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário