terça-feira, 6 de março de 2012

Khan Academy ganha canal em português e já conta com 700 aulas do professor Salman Khan


por Leonardo Neiva
Canal da Khan Academy no Brasil já conta com cerca de 700 vídeos traduzidos


Projetos que utilizam o audiovisual como recurso para uma aprendizagem mais dinâmica e interessante têm recebido cada vez mais espaço na educação. A Khan Academy, canal de vídeos no YouTube criado pelo matemático indiano Salman Khan, um ex-aluno do MIT e de Harvard, foi uma iniciativa pioneira que ficou conhecida há pouco mais de dois anos. Até agora em inglês, os vídeos estão ganhando tradução para o português, e educadores e alunos do Brasil já têm à sua disposição um canal com quase 700 aulas. A Fundação Lemann, que realiza ações de incentivo à educação pública brasileira, é a responsável pela iniciativa. Por enquanto, os vídeos traduzidos tratam somente de matérias ligadas ao ramo das ciências exatas, como aritmética, biologia, química e física. O objetivo, porém, é conseguir ter em português todos os vídeos do canal.

As aulas são sempre dispostas em cima de um fundo negro, sobre o qual Khan escreve, desenha e traça gráficos. Sua voz está ao fundo, explicando conceitos relacionados a diversos assuntos, que vão de álgebra e trigonometria a biologia, astronomia e história da arte. Khan procura estudar questões de diversas áreas do conhecimento para não cometer deslizes na hora de preparar a apresentação. Quando necessário, também utiliza imagens e tabelas durante o vídeo para reforçar a aprendizagem do conteúdo.

A página original do projeto já possui mais de 4 milhões de acessos, e disponibiliza um número superior a 2.800 vídeos educacionais, com explicações e exercícios gratuitos sobre variados temas. Essa grande visibilidade também pode ser explicada pelo apoio dado por Bill Gates, que logo se interessou pelo potencial educativo da iniciativa.

A Khan Academy já está sendo implantada na sala de aula de 15 escolas da Califórnia. Nessa nova experiência, os alunos assistem aos vídeos em casa e levam para a classe problemas e dúvidas que tiveram durante a apresentação. No mundo inteiro, 6.000 escolas já utilizam de alguma forma os vídeos do professor. No Brasil, o projeto deve ser levado para algumas escolas municipais já este ano.

Processo de produção
Khan grava as imagens diretamente da tela de um tablet, onde desenha e escreve com uma caneta digital. O educador chega a produzir dez vídeos por dia, e não edita o material, veiculando o conteúdo exatamente da mesma forma como ele é gravado. Os vídeos têm duração média de dez minutos, tempo que pode variar dependendo da natureza e da complexidade da aula. As apresentações podem ser úteis para alunos e professores de diferentes níveis de educação. Da mesma forma que contêm lições relacionadas a conceitos básicos de multiplicação e adição, também apresentam assuntos mais avançados, como equações quadráticas e trinômios.



Confira alguns dos vídeos da Khan Academy em português:


O vídeo faz uma introdução, por meio de desenhos, à teoria da seleção natural de Darwin e à evolução. Ele procura esclarecer de forma didática algumas dúvidas e erros comuns ligados ao conceito.





A primeira lei formulada por Isaac Newton trata do princípio da inércia, que também sofreu influência das descobertas de Galileu Galilei. Neste vídeo, por meio de muitos exemplos, explica conceitos como estado de repouso e movimento retilíneo uniforme.





Que tal usar o vídeo sobre fundamentos básicos da adição como treinamento para alunos iniciantes de matemática? Utilizando-se de operações e exemplos simples, a apresentação incentiva o estudo e a prática de somas aritméticas no dia a dia.





Para estudar a mudança de estado físico da matéria, o vídeo apresenta o passo a passo da resolução de um exercício. O objetivo é calcular a quantidade de energia necessária para a passagem do etanol do estado líquido para o gasoso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário