Foi-se o tempo em que professores e alunos costumavam ser dependentes apenas de quadros-negros e apagadores para suas aulas. Agora, é a tecnologia, especialmente a World Wide Web, que se tornou uma ferramenta crucial para o processo de ensino-aprendizagem.
A Internet é uma fonte fácil de informações e conhecimento, que pode ser útil para os alunos de diferentes formas. Através dela, os cérebros jovens podem ser estimulados a aprender por investigação.
Como existe uma vasta conectividade para tudo hoje em dia, tornou-se fácil para as crianças e jovens terem uma visão global sobre as coisas. Temas geralmente discutidos pelos professores em um período de 40 a 45 minutos tornaram-se investigações de apenas um clique.
A internet auxilia os alunos a verem os temas de estudo de um ângulo mais amplo e aprofundado. Com as ferramentas de busca, traz-se para dentro da sala de aula o conhecimento sob várias formas. O ambiente virtual também ajuda os alunos a se conectarem uns com os outros através de chats e mensagens instantâneas.
Os alunos podem interagir com estudantes de todo o mundo, gerando engajamento e envolvimento para se ter uma nova perspectiva de seus estudos. Este método “sem-giz” é mais interativo e motivacional quando se trata de incentivar o conhecimento e a educação. Em uma aula, os alunos têm seus professores e colegas para tirar as dúvidas, mas através deste canal global, estudantes e até professores têm acesso a fontes de informação praticamente ilimitadas.
Vê-se que essa transformação dos livros de papel e quadros-negros em lousas interativas e conteúdos online está em pleno vapor. E essa revolução de transmissão do conhecimento está ocorrendo em torno das escolas do mundo todo.
Existem dispositivos tecnológicos que ajudam o usuário a examinar tudo mais de perto. Ambos, professores e estudantes, podem analisar as questões de múltiplos pontos de vista. Há uma lista interminável de vantagens em se ter uma tecnologia eficaz dentro da sala de aula. Os resultados das provas e a atividade cerebral dos alunos podem definitivamente melhorar se a tecnologia for usada de forma adequada no processo de aprendizagem. A tecnologia permite que mentes jovens tenham, ao mesmo tempo, pensamento crítico, conhecimento aprofundado e entretenimento.
Os estudantes de hoje absorvem dez vezes mais o que lhes é ensinado, se compararmos com os de poucos anos atrás. Isso porque a informação chega às crianças mais rapidamente através da web e de outras ferramentas tecnológicas. Os benefícios do uso da tecnologia interativa em sala são tremendos.
A única coisa que deveria ocorrer neste momento é uma integração mais bem sucedida da tecnologia. Antes de qualquer coisa, um estudante já no primeiro ano da escola deve ser ensinado a usar os equipamentos tecnológicos de forma adequada e eficaz. Vemos que há milhares de vantagens em usar a tecnologia para a educação e ainda há um longo caminho a percorrer para que isso se torne uma prática real nas escolas.
Sobre a autora: Amanda Kidd é uma blogueira que escreve sobre computadores e gadgets.
Fonte:
Foto:

Nenhum comentário:
Postar um comentário