quinta-feira, 4 de abril de 2013

Jogo da Unesp melhora notas baixas de alunos do ensino médio em 51%


Um projeto da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara (SP) acompanhou durante dois anos 400 estudantes do ensino médio da Escola Estadual Bento de Abreu (Eeba) e conseguiu melhorar em 51% as notas baixas dos alunos. O conteúdo interativo tornou o aprendizado mais interessante e mesmo aqueles que já tinham boas notas  aumentaram o desempenho em 13%.

A tecnologia veio para tirar o medo que algumas matérias causam nos alunos. Com a ajuda de notebook, os alunos aprendem matemática e física. Os exercícios foram desenvolvidos pelos pesquisadores.


O professor de didática da Unesp Sílvio Fiscarelli disse que uma pesquisa mostrou que houve uma melhora de 30% no rendimento de todos os estudantes com a nova maneira de aprender. “Isso em média, porque nos alunos que já tiram nota maior que cinco, esse desempenho foi de apenas 13%, enquanto nos alunos que têm nota abaixo de cinco o desempenho chegou a 51%”, explicou.


Jogo da Unesp ensina disciplinas de exatas a alunos de escola pública de Araraquara (Foto: Adriano Ferreira / EPTV)Jogo da Unesp ensina disciplina de exatas a alunode escola pública (Foto: Adriano Ferreira / EPTV)Para ele, a maneira diferente de aprender complicados conceitos facilita o aprendizado. Um jogo que envolve conceitos matemáticos no notebook, por exemplo, tem o objetivo de trocar o máximo de vezes combinações de roupas sem repetir as mesmas peças em uma boneca, com isso, os alunos aprendem a matéria de análise combinatória.

“O estudante vai arranjar aqueles elementos de uma forma característica dentro do conceito matemático daquilo, jogando e brincando”, afirmou a professora de matemática Maria Helena Bizelli.


Na matéria de física, descobrir a velocidade dos elétrons parece até brincadeira. Uma história em quadrinhos explica sobre transferência de calor e ensina a calcular a temperatura correta do café e do leite por meio de um desafio. Se o número for digitado errado, o aluno pode queimar a boca da personagem do jogo.
“A questão da interatividade é importante, os exercícios no notebook justamente aumentam essa interatividade do aluno e dele próprio buscar o conhecimento O aluno constrói seu conhecimento, em vez de só ouvir a informação e assimilar”, ressaltou Silvio Fiscarelli.


Para Alcenir dos Santos, professora da escola estadual, trabalhar com a tecnologia também é um desafio para os professores que precisam se reinventar dentro de sala de aula. “Vamos ter que aprender juntos, eles nos ensinando a tecnologia e a gente os orientando a aprender o conteúdo”, explicou.
História em quadrinhos explica sobre transferência de calor em jogo da Unesp Araraquara (Foto: Adriano Ferreira / EPTV)História em quadrinhos explica sobre transferência de calor em jogo da Unesp (Foto: Adriano Ferreira / EPTV)Novas possibilidadesMuitos estudantes descobriram um novo mundo de possibilidades. “Tudo o que fosse exatas eu tentava fugir o máximo que eu pudesse, agora já dá”, disse Liniker Barros, aluno do projeto.

A estudante Letícia Polezzi, que não gosta de exatas, passou a se interessar mais por física. “Eu pensava que era um bicho de sete cabeças, mas comecei a pegar gosto e com o projeto do ano passado, aprofundei e gostei“, contou.
Ir à escola e ficar na frente do computador não será problema para esta geração conectada. “A tecnologia é muito importante, porque assim os alunos vão dar mais incentivo à matéria, vão querer estudar mais. Se o aluno fica o dia inteiro em casa no computador, na escola ele também pode ficar um pouquinho sem problemas” afirmou a aluna, Thaís Machado.


A tecnologia que invadiu a sala de aula tira o medo que algumas matérias causam nos alunos (Foto: Adriano Ferreira/EPTV)Tecnologia que invadiu sala de aula tir medo das matérias de exatas (Foto: Adriano Ferreira/EPTV)tópicos:

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