quarta-feira, 23 de outubro de 2013

França lança sua 1ª plataforma nacional de Moocs


Depois da entrada do Reino Unido ao mundo dos Moocs  (os cursos on-line, abertos e gratuitos oferecidos por instituições de renome), com a criação da plataforma Future Learn, chegou a vez de mais um membro da comunidade europeia se juntar ao time. Neste mês, o governo francês anunciou o lançamento da France Université Numerique, a primeira plataforma a oferecer cursos dessa natureza no país e a primeira do mundo a ser lançada por um governo.
Desenvolvida a partir de uma parceria entre o edX e o Ministério de Educação Superior francês, o portal estreia em janeiro já com 18 cursos que vão desde história, matemática, biologia, filosofia e direito, até tecnologias, saúde, sustentabilidade e gestão. As inscrições para os cursos estarão abertas a partir do dia 28 de outubro.
crédito earlytwenties / Fotolia.comFrança lança sua 1ª plataforma nacional de Moocs

Em todo o país, estima-se que mais de 100 instituições vão usar o France Université Numerique, ou Universidade Digital Francesa, em livre tradução. “Esta é a primeira vez que um ministério da educação nacional adotou aprendizagem on-line”, disse o presidente edX Anant Agarwal ao anunciar a parceria. O portal francês foi desenvolvido com a tecnologia do edX, plataforma de Moocs lançada pelas universidades de Harvard e MIT e que se tornou de código aberto em meados deste ano. “A adoção da plataforma edX na França é um testemunho do poder da educação on-line e do potencial das plataformas com códigos abertos”, completou.
Na França, boa parte das instituições de ensino superior é pública. O portal – que contou com um investimento de 12 milhões de euros – funcionará como um espaço virtual em que as universidades compartilham seu conhecimento. Até agora 9 instituições já confirmaram a produção de cursos, dentre elas: Universités de Bordeaux 3, Montpellier 2, Paris 2 e Polytechnique.
A chegada desse novo modelo on-line e interativo apresenta uma alternativa à forma tradicional de se lecionar em solo francês, que se baseia em anfiteatros cheios de alunos e um professor à frente falando por horas. Esse novo investimento no universo digital permitirá a adaptação de processos pedagógicos da enorme diversidade dos públicos universitários de hoje e de amanhã, a partir do acompanhamento mais personalizado dos estudantes por meio da interatividade dos cursos, das relações com os professores, de fontes pedagógicas confiáveis e disponíveis a qualquer lugar e a qualquer momento.

Link: http://porvir.org/porcriar/franca-lanca-sua-1a-plataforma-nacional-de-moocs/20131017

Nenhum comentário:

Postar um comentário